Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Diferença entre produto diet, light, zero, orgânico, sem glúten, sem lactose e integral



Olá! Tudo bem com vocês?


O post de hoje, pedido de um leitor, será para mostrar as diferenças entre os alimentos diet, light, zero, sem lactose, sem glúten, orgânicos e integrais. Sei que muitas pessoas não sabem exatamente o que estão consumindo e acreditam que ao ingerir um produto zero, por exemplo, estarão optando por um alimento que não engorda mas, isso é um imenso equívoco. Vejamos:

Alimentos Diet


Diet significa zero açúcar, zero carboidrato, zero gordura ou sódio, ou seja, quando em minha dieta estiver restrito o uso de algum desses componentes, devo optar por alimentos diet. 
Devem ser consumidos por pessoas que são diabéticos por exemplo, e não por pessoas que querem perder ou manter o peso, pois nos alimentos diet a concentração de gorduras é maior para manter o sabor e maciez. 
Para saber se um alimento realmente é zero açúcar ou outro nutriente, deve-se ler o rótulo e ver se há esta indicação. Caso não encontre essa informação de forma fácil na frente do rótulo do produto, procure na lista dos ingredientes. O açúcar tem vários definições sinônimas, podendo ser: sacarose, glicose ou dextrose, açúcar invertido, açúcar de merara, açúcar mascavo, etc... se na lista contiver a palavra edulcorante significa que existe adoçante.


Alimentos Light




Já os alimentos light são a melhor opção para quem quer perder ou manter peso, pois significa que o alimento possui 25% menos gordura ou açúcar. Porém, devemos ter muito cuidado, pois muitas vezes por estarmos ingerindo um alimento light, comemos o dobro do que comeríamos normalmente e isso, no fim das contas, é igual comer 50% a mais da quantidade de gorduras de um produto normal. Tome sempre o cuidado de ler o rótulo dos alimentos, faça disso uma prática e compare os "normais" com os "lights", veja sempre a quantidade do produto na tabela, por exemplo:


Compare todos os componentes do alimento, veja na tabela acima que o sódio p.ex. aumenta bastante.  Veja nessa imagem que fiz entre a Coca-Cola normal e a zero, observem a quantidade de sódio que há nas duas, na Coca-Cola zero a quantidade de sódio é mais que o dobro (28mg)  da outra (10mg).
O sódio é o principal responsável por causar doenças cardíacas, nos rins e pressão alta nas pessoas.



Alimentos Zero



Os alimentos zero não serão muito diferentes dos light e diet, neles não será adicionado açúcar, gordura, sal ou outro componente. Mas, cuidado! Assim, como os diet e light poderão acrescentar mais calorias ou sódio para melhoria do sabor.

Alimentos sem Lactose


Antes de sabermos mais sobre os produtos sem lactose precisamos entender o que é a lactose;
Lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados, esse açúcar é produzido pelas glândulas mamárias dos mamíferos. Quando nascemos estamos preparados para digerir o açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos. Nosso intestino produz uma enzima chamada lactase, ela é responsável pela quebra das partículas de lactose para que seja ingerido.
Quando o organismo não produz a lactase (pode ser uma predisposição genética ou ocorrer com o tempo aliada a outros fatores como gastrites ou doenças intestinais) o intestino não consegue digeri-la, com isso acorrem alguns sintomas como dores na barriga, inchaço, flatulências, etc. A intensidade desses sintomas pode variar de pessoa para pessoa e também de acordo com a quantidade de lactose ingerida.
Existem aqueles que possuem alergia à proteína do leite, essas pessoas não podem ingerir e até mesmo encostar na substância, pois o organismo vê o leite como um agressor e ativará suas defesas contra ele, os sintomas podem ser diarreia, fortes dores abdominais, lesões na pele, problemas para respirar, dentre outros. Quem tem alergia não pode ingerir leite e seus derivados, mesmo que sem lactose.
Assim, está evidente que os alimentos sem lactose devem ser ingeridos por aqueles que possuem intolerância a substância e não por quem quer perder peso. O leite e seus derivados são importantíssima fonte de cálcio e não podem ser retirados de uma dieta sem que haja outros alimentos capazes de suprir essa fonte.
Então, se o seu objetivo é perder peso dê preferencia ao leite desnatado e produtos laticínios com baixo índice de gordura, retirá-los de sua alimentação não significará emagrecimento.


Alimentos sem Glúten






O glúten é resultado da mistura de proteínas que se encontram nas sementes dos cereais principalmente no trigo, cevada, centeio e na aveia. 
Os alimentos sem glúten são indicados para pessoas celíacas, que possuem intolerância ou hipersensibilidade à substância.
O glúten por si só não engorda, o que leva ao aumento de peso é que ele sempre está ligado à alimentos de alto índice calórico e em grande quantidade, como massas, pães, cervejas, biscoitos, maionese, e muitos outros, inclusive em barras de cereal, barras de proteína...
Cuidado com os alimentos integrais, leia seu rótulo e certifique-se que não possuí a farinha branca, pois muitas vezes ela é o primeiro produto a aparecer na lista, o que significa que está presente e em grande quantidade!
Para saber tudo sobre o glúten clique aqui.


Alimentos Orgânicos




Orgânico não significa apenas que o produto ou a base do produto é livre de uso de agrotóxicos. Muito além disso, trata-se da não utilização de qualquer aditivo de insumos artificiais, como adubos e nitratos que possuem metais pesados e contaminantes e também no trato veterinário os animais não poderão ser expostos à drogas veterinárias, antibióticos, hormônios ou organismos geneticamente modificados.
O que garante a observação de todos os requisitos acima é o selo de Orgânico dado pelo Ministério da Agricultura: 
Então, os produtos orgânicos podem ser os de origem animal, como ovos, carnes, leite, etc... os vegetais como frutas, legumes, hortaliças, e também industrializados, como açúcares, biscoitos, sucos, chocolate....
Os produtos industrializados, para receberem o título de orgânicos devem ter pelo menos 95% de seus ingredientes orgânicos. Se for inferior a 95% e maior de 70%, será classificado como "produto que contém ingredientes orgânicos".



Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso de radiações ionizantes (que podem contribuir para o surgimento do câncer) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes e outros.
Além disso, a produção orgânica leva em conta a preservação do meio ambiente pois, o produtor orgânico tem na natureza um aliado e a sustentabilidade ambiental como forma de vida.


Percebe-se da leitura acima que, alimentos orgânicos são muito mais saudáveis, porém não significa que por ter essa qualidade contribuirão para perda de peso, por exemplo, o chocolate orgânico não necessariamente terá índice calórico menor que o não orgânico.

Alimentos Integrais
Alimentos integrais são aqueles que, no processo de industrialização, não tem sua estrutura modificada. Com isso mantém suas características originais e também não é alterada sua composição (vitaminas, minerais e fibras).

Veja o desenho do grão integral:


Quando o grão passa pelo processo de refinamento é retirada sua "casca", o farelo do desenho, assim ele é mais facilmente digerido pelo nosso organismo. Porém o que sobra é apenas o carboidrato, que é transformado em açúcares e gorduras em nosso organismo.
Quando se mantém a casca do grão, além de preservar as vitaminas e minerais também ficam as fibras. 
As fibras dos grãos são grandes aliadas na perda de peso: causam aquela sensação de saciedade e além disso, como o corpo trabalha mais para digeri-las gasta energia e libera os açúcares aos poucos na corrente sanguínea, facilitando seu processamento, o que ajuda a prevenir o diabetes e aos que já possuem a doença auxiliam em sua amenização. 
Alimentos integrais ajudam nosso corpo a trabalhar melhor mas, não são menos calóricos que os normais, podem as vezes ser mais. Porém fazem bem a saúde e pelo seu processamento auxiliam no emagrecimento quando ingeridos na quantidade correta.

Após ler sobre todos esses tipos de alimentos entendemos que, o que define nossa saúde e forma física é a maneira de nos alimentarmos, e que quanto mais naturais os alimentos melhor será nossa qualidade de vida. 
Por isso, prefira sempre alimentar-se de modo equilibrado, coma frutas, verduras, ingira sucos e muita água. Assim, quando decidir por comer algo que você sabe não ser tão saudável o fará com menos peso na consciência. 

Espero que tenham gostado deste longo post e que tenha contribuído com um pouco mais de conhecimento! Eu aprendi muito enquanto pesquisava e lia para escrever para vocês.

Deixe seu comentário e inscreva-se no blog para receber informações sobre os posts.

Um abraço carinhoso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!