Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Dez dicas infalíveis para você ter uma vida saudável e equilibrada

Olá tudo bem?

Ter uma vida saudável e não fazer regime, esse é o grande truque! A palavra regime dá até calafrio, já é um convite para ser quebrado. O que deve ser buscado é um estilo de vida mais saudável, uma dieta alimentar saudável, porém nada de radicalismos. Se você começar uma dieta e tirar dela tudo que o que gosta, tenha certeza que, certamente não dará certo. Trata-se de uma reeducação alimentar.

Por exemplo, se você ama beber refrigerantes e decidiu que isso não é bom para e quer tirá-lo de sua dieta, então faça aos poucos. Se bebe em todas as refeições, almoço e jantar, tire apenas em uma delas, depois deixe apenas nos finais de semana e por fim beba somente quando sair para comer pizza por exemplo (pizza pode sim!). Logo verá que não sentirá mais aquela vontade louca de tomar o refrigerante e optará, de bom grado, por um suco natural. Mas, tudo é uma questão de tempo e costume.

Uma mudança total na alimentação, requer tempo e força de vontade. Deve ser uma decisão sincera e definitiva. Existem algumas dicas que ajudarão em muito nessa hora. Mas, antes deixo uma coisa bem clara: quando eu falo em mudança de hábitos alimentares me refiro a você ter uma saúde melhor, não estou querendo dizer que as pessoas devem ter um padrão de corpo, ser magra, gorda, musculosa, enfim... pois, essa decisão cabe a cada um, você é quem define seu padrão de beleza e é isso que importa. No entanto, devemos sim, cuidar de nossa saúde, muitas vezes aquilo que não vemos acaba nos fazendo muito mal.



Vejamos então, as dez dicas que considero infalíveis para mudar haver uma mudança de vida alimentar e ter uma saúde mais equilibrada:


1. É isso mesmo que você quer?



Como tudo na vida, esta é uma escolha que terá o lado bom e o não tão bom... O lado bom é que, com certeza, sua saúde e disposição melhorarão muito! O lado ruim é que, de início, sentirá privada e até mesmo sofrerá com os limites que serão colocados. Terá que manter-se firme na sua escolha. Depois, com o tempo tudo ficará tão simples que nem mesmo entenderá poque foi tão difícil e demorou tanto para começar.

2. Avise seus amigos sobre sua reeducação:



É muito importante que você conte a seus amigos e parentes que está fazendo sua reeducação, isso ajudará em muito, pois saberão que existem alimentos que devem evitar de servir em caso de um almoço ou jantar que lhe oferecerão, ou ainda, poderão dispor de alguma opção mais saudável para você.

3. Cuidado com os sabotadores:





Assim como terão os amigos que lhe ajudarão no cardápio, terão aqueles (não tão amigos) que não irão lhe ajudar e ainda, serão ótimos sabotadores. Tem os que lhe dirão que isso é pura bobagem e os que lhe apresentarão sempre aqueles pratos gordurosos e que sabem que você certamente não conseguirá resistir. Com essas pessoas seja apenas educado para ouvir e dizer muito obrigada pela opinião. Evite refeições junto, apenas no início, e se isso não for possível, não há nada de deselegante ou falta de educação que você levar sua porção de comida previamente preparada. Lembre-se, seu objetivo é SEU, depende de você. Mas, se você não resistir, não se culpe, o importante é não exagerar e não desistir do seu projeto por causa de um deslize. Mantenha-se firme!


4. Livre-se das tentações:





Se seu objetivo é não consumir determinados alimentos, porque comprá-los? Não tenha em casa aquilo que não pretende comer. E, não vale a desculpa de que terá para o caso de uma emergência ou chegar uma visita em cima da hora e não ter o que servir. Se você decidir que no final de semana terá uma sobremesa (o que é perfeitamente aceitável!) compre os ingredientes suficientes somente para aquele prato. E sempre que puder, troque ingredientes, crie pratos mais saudáveis. Sirva para suas visitas e só depois conte que fez a substituição ou que o prato é fit, pois assim não haverá espaço para preconceitos antes de experimentar.

5. Tire um dia da semana para comprar e preparar seus alimentos:






Todo domingo vou ao supermercado e, quando posso vou à feira (adoro sentir o cheiro de verduras frescas e condimentos) com isso, tenho sempre em casa frutas e verduras fresquinhas e tipos variados. Compro carnes para a semana também. Se você não tem tempo de preparar suas refeições todos os dias, já deixe tudo pré-pronto. Lave as verduras e deixe em vasilhas fechadas na geladeira, deixe as frutas que puder congelar cortadas em porções para sucos, vitaminas, etc. Tempere porções de carnes, cozinhe os grãos e deixe também congelados separadamente. Cozinhe peito de frango, desfie e guarde para fazer lanches, tapiocas ou acompanhar numa refeição naquele dia de correria. Enfim, tire um momento para você preparar sua alimentação da semana. Vai ver como funciona maravilhosamente, e terá prazer em fazer isso.

6. Não encare sua nova dieta como castigo:




Mudando seus hábitos você estará fazendo bem a si e sua família, não está se sacrificando. Encare com bons olhos essa mudança, lembre-se "Seus olhos definem seu mundo", a forma como enxergar as coisas, as definirão. Pense em sua alimentação como uma recompensa de cuidado com alguém que merece muito, VOCÊ!

7. Use a internet a seu favor:




Existem tantos alimentos saudáveis e gostosos (você irá descobrir naquelas prateleiras do mercado que passa rapidamente kkkkk) que serão seus aliados. Hoje quem procura ter uma vida mais saudável não sofre, pois existem alternativas para muitos alimentos. Além de ter inúmeras forma de preparação que permitem que você coma quase tudo. Use a internet e pesquise sobre tudo. Outra dica: deixe de seguir aquelas páginas que ensinam comidas que você não pretende comer. 

8. Um passo de cada vez:




Não comece sua nova alimentação cortando todos os alimentos que costuma consumir ou trocando-os por outros que tem sabor bem diferente. Será um tiro no pé, seria o mesmo que você ir a academia e no primeiro dia já fazer exercícios que não está fisicamente preparado, não vai dar certo! Dê um passo de cada vez, vá aos poucos tirando, por exemplo o refrigerante, reduzindo as doses, as quantidades. Vá com calma e com consciência de que tudo demanda tempo. Assim, também será com a atividade física que escolher fazer, comece com pequenas "doses", mas comece! Depois seu corpo "pedirá" mais e aquilo que era um sacrifício será extremamente prazeroso e recompensador. Trace metas semanais, depois quinzenais, mensais, e assim por diante. 

9. Permita-se recompensar:





O objetivo aqui é ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Equilíbrio é a palavra chave! Então, você poderá sim comer pizza, massas, beber um refrigerante, uma cerveja ou algo mais gorduroso e não tão saudável, desde que seja de vez em quando e não diariamente. Depois disso, você toma um suco detox e volta a sua dieta tranquilamente. Mas, vai aí uma notícia, depois que você aprender a saborear e acostumar-se com uma dieta mais leve e menos carregada de farinha branca, açúcar e gorduras, não sentirá tanta necessidade dessas coisas. Mas, a princípio vale a dica, permita-se, você pode sim!


10. Ajuda profissional:





Caso não esteja conseguindo sozinho, dependendo de qual for seu objetivo e, principalmente se sua saúde já não está como deveria, procure um profissional da área médica, nutricional e até mesmo um treinador pessoal para os exercícios (se tiver condições financeiras é um ótimo estímulo para melhorar condicionamento). Consulte um nutricionista ou nutrólogo, faça exames de saúde e assim saberá qual dieta e forma de exercícios é a melhor para você. 
Se o objetivo for apenas estético, busque um personal e/ou faça massagens, drenagens e procedimentos estéticos em clínicas especializadas, eles ajudam em muito na perda de peso.


E aí, gostou das dicas? Que tal colocar em prática e depois me contar como foi o resultado?

Se gostou, divulgue e inscreva-se no blog.

Grande beijo! Fique com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!