Olá, tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Minha filha completou 01 ano nesse mês. Ainda mama no peito e não apresenta sinais de que deixará de fazê-lo tão cedo... rsrsrs... e eu não acho ruim, pelo contrário, adoro esse laço único que nos une.
Mas, o que me faz escrever sobre esse assunto hoje é algo que aconteceu comigo essa semana:
Eu estava em um shopping da cidade com minha filha e, no horário que ela sentiu fome, fui até aqueles espaços destinados à amamentação e troca dos bebês. Ao chegar lá tinha outra mãe amamentado seu filho de 11 meses, quando me viu amamentar perguntou a idade da minha filha e se eu não pensava em desmamá-la. Me falou que seu filho acorda a noite e todas as vezes ele quer mamar. Disse que queria ter uma noite inteira de sono.
Eu lhe falei que até já pensei nisso mas, que optei por permanecer até os dois anos, pelo menos.. kkkk
Conto esta história para vocês porque senti que, no fundo o objetivo daquela mãe ao falar o que falou era buscar certa aprovação para desmamar... ver se eu também pensava da mesma maneira.
A sociedade é muito preconceituosa quanto a este assunto, amamentar seu filho bebezinho até que é aceitável, mas quando a criança já está grandinha não é.
Eu procuro amamentar em espaços destinados para isso quando possível, pois tem pessoas que lançam olhares de reprovação, mas quando não há opção, vai em público mesmo, não me envergonho. E sei que é um ato de amor e cuidado.
Porém, até mesmo pessoas da minha família já começaram a comentar: "já está na hora de tirar do peito" ou "quando você vai desmamar", ou ainda, "no meu tempo meu médico falou para deixar de amamentar"... ou seja, amamentar uma criança incomoda muita gente. Mas, não acho que isso tem mais peso do que saber que minha filha só tem benefícios com minha atitude e vou continuar sim!
A mãe que me referi no início do texto, terminou sua fala assim: "é, tenho pena dele (a criança), não desmamo porque sei que ele gosta e faz bem"... Yes!!!!! Adorei ouvir isso!
Sobre os benefícios de amamentar seu filho até os dois anos ou mais, dentre outros, podemos citar que deixa a criança mais segura e si, (ao contrário do que todos pensam neh) amamentar não deixa dependente da mãe e sua a saúde é melhor, sua imunidade é mais reforçada.
Mas, o mais importante para quem decide levar este ato além dos 06, dos 09, dos 12 meses é estar preparada para enfrentar os comentários muitas vezes maldosos e até invejosos (inveja de sua coragem e atitude).
Além disso, ter traquejo para lidar quando seu filho (que agora já tem uma independência e se acha dono de seus peitos) em qualquer lugar levanta ou abaixa sua blusa para se alimentar kkkkk, acho engraçado! Tem ainda, as posições mais inusitadas que inventam, mamar em pé, deitado sobre você, sentado ao lado... uma graça atras da outra!
Para retratar esse momento único da amamentação prolongada a fotógrafa Natalie Mccain, criou o projeto "The Honest Body", objetivando que suas fotos abrissem os olhos daqueles que criticam a amamentação.
Veja que imagens lindas:
Cenas de puro amor não é?!
Esta fase, como todas, passa tão rápido, não devemos deixar o pensamento e opinião (das quais, além de tudo não concordamos) influenciar de modo a estragar ou impedir que ela seja vivida ao máximo.
É claro, cada mulher tem sua rotina. Existem casos em que não há opção e a mãe não consegue estar presente o tempo necessário para continuar a amamentação. Mas, sempre que possível, e se você decidir fazê-lo, o faça!
Quanto às mamadas noturnas, tenho certeza, que um dia deixarão saudades, como tudo que já vivi, até as fases mais complicadas, deixaram. Então, curta e aproveite seu filhote, viva seu vínculo da forma mais pura e intensa que puder!
Este foi um bate papo que achei interessante compartilhar com vocês mamães e futuras mamães... Me contem o que acham sobre o assunto, me contem suas histórias, compartilhe suas experiências.
Super beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar!