Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Soja, Informações e Benefícios

Olá, tudo bem com vocês?

Em busca de uma receitinha de bolo saudável para fazer no final de semana, me deparei com um bolo maravilhoso que utiliza farinha de soja (vou testar e depois coloco a receita para vocês), então me veio a ideia de pesquisar mais e escrever sobre os benefícios da soja.




A soja é um alimento muito nutritivo, possui cálcio, ferro e fósforo (base da  liticina, que é uma gordura (boa) que envolve as células, mantendo-as maleáveis e saudáveis), além de proteínas (uma grande quantidade), vitaminas, minerais e fibras (regula os níveis de glicose no sangue, desacelerando a absorção da glicose, auxiliando no controle de diabetes). 

Apesar de não fazer parte tradicionalmente, da nossa alimentação deveria fazê-lo pois, como veremos a seguir é uma fonte de maravilhas para nosso corpo.

 O consumo da soja e seus derivado gera a diminuição do mau colesterol (LDL), pois é rica em elementos antioxidantes e gorduras boas, o que provoca, por consequência, a uma diminuição significativa no risco de infartes e outras doenças cardiovasculares.

Existem informações de que uma dieta farta em soja auxilia na prevenção de câncer (de mama, de ovários, de próstata...) isso se deve o fato de, a soja possuir fitoestrógenos, que se ligam aos receptores das células tumorais, interceptando seu crescimento. Já entenderemos melhor o que são esses "fitoestrógenos".

Sua riqueza em cálcio garante o fortalecimento da estrutura óssea prevenindo a osteoporose. Porém, quando já existente esta doença, basta o consumo de cerca de 40 gramas de soja por dia para diminuir o seu avanço. 


Um alimento com abundância de fibras, o que regula o funcionamento do sistema digestivo e ajuda no emagrecimento.

Outro benefício da soja e seus derivados é a redução dos sintomas da menopausa, os fitoestrógenos, que são substâncias produzidas por leguminosas como a soja, o feijão, brotos e outros grãos, atuam no organismo feminino da mesma forma que os estrógenos, hormônios femininos que diminuem na época da menopausa, então atuam como forma de reposição hormonal.

Você Sabia?

Por ser um alimento de alto valor proteico, a soja já serviu, e serve como base para os principais alimentos usados para combater a desnutrição em vários países. Há informações de que crianças à beira da morte teriam, com a dieta, recuperado seu peso e saído da desnutrição!


Veja a tabela nutricional da soja:


A soja é um alimento muito versátil, podemos encontrá-la de várias formas no mercado, em grãos, leite, proteína desidratada, salsicha, farinha, hambúrguer, etc. 


Preparando os grãos de soja para o consumo:


Um ponto muito importante de nosso assunto é o sabor da soja, ela possuí uma enzima chamada lipoxidase, que oxida os ácidos graxos poli-insaturados dos grão, em especial o ácido linoleico, dando um sabor não muito agradável ao nosso paladar, mas não se preocupe, tenho uma dica que promete deixar o alimento muito mais saboroso: basta deixar os grão de molho em água bem quente por algumas horas, vá trocando a água para mantê-la sempre aquecida e após isso ferva os grãos por cerca de 2 minutos, retire da água e passe-os em um pano limpo, friccionando-os para tirar a película que os envolve, depois cozinhe em panela de pressão em tempo semelhante ao do feijão, tempere com os mesmo ingredientes do feijão ou faça uma salada, ou o que mais sua criatividade permitir.

 O cozimento da soja aumenta ainda mais o aproveitamento de seus nutrientes!


Crianças e o consumo de soja


Quanto ao consumo de soja e seus derivados por crianças há muitos pontos que geram discussões, então, antes de dar ao seu filho este alimento procure informações junto a profissionais habilitados. Pois, há quem diga que crianças menores de 02 anos não devem ingeri-lo, outros aumentam esta idade para 05, então, na dúvida, melhor consultar quem realmente entende do assunto de forma profissional e ouvir seu conselho.

Em relação à carne, a soja possuí algumas vantagens, além de ter um valor proteico muito parecido:
- não contém colesterol;
- não estimula a produção de ácido úrico, que pode, em excesso, trazer complicações para o sistema circulatório por sobrecarregar os rins na sua sintetização;
- não deixa resíduos tóxicos no organismo; e
- não estimula/excita os centros nervosos.

Espero muito que tenham gostado de nosso assunto de hoje!

Um grande abraço a vocês queridos leitores! 

Vou aproveitar para mandar um abraço especial para todos os meus leitores dos EUA, thank you so much!, por me acompanharem!

(Deixe seu comentário para mim e sugestões para novos posts,  inscreva-se no blog para receber rapidamente as novas postagens).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!